A Ascenty, operadora de data centers e serviços de  telecomunicações, pretende inaugurar cinco data centers no Brasil até 2017.
Dois deles estão sendo construídos na cidade de São Paulo e devem ser inaugurados no primeiro trimestre de 2017, junto com outro a ser erguido no Rio de Janeiro. Já para o trimestre seguinte a este, a empresa pretende iniciar as operações de um segundo data center em Campinas (SP) e outro na cidade vizinha, Sumaré (SP).

O executivo também afirma que será construído o primeiro data center na América do Sul fora do Brasil. Previsto para o terceiro trimestre de 2017, o empreendimento será localizado em Santiago, no Chile.

Marcos Siqueira, diretor de Serviços da Ascenty, explica que há grandes clientes que, ao expandir as operações para novas localidades, desejam continuar as operações em data centers da Ascenty. “A partir daí, avaliamos se é viável criar novas infraestruturas. Se for positivo e o cliente nos apoiar, nós avançamos, como no caso do data center chileno e do Rio de Janeiro”, diz.

Os novos empreendimentos se somarão a outras quatro infraestruturas que a companhia já possui: Campinas, Jundiaí (SP), Hortolândia (SP) e Fortaleza (CE). “Nossos data centers localizados no Estado de São Paulo contam com o diferencial de um backbone de 3,6 mil km próprio de fibra óptica, enquanto o de Fortaleza é interligado com cabos submarinos”, diz o executivo.

Ainda de acordo com Siqueira, todos os novos data centers da Ascenty terão certificação Tier III, garantindo que a infraestrutura é capaz de proporcionar alto desempenho, segurança e confiabilidade.

Para alcançar essa categoria, a Ascenty precisará utilizar uma infraestrutura similar a utilizada em seu data center de Campinas. Neste, a empresa conta com potência total energética de 5,6 MW, fornecida pela CPFL (fornecedora local), com sistema de redundância de três linhas, além de seis grupos geradores de energia e dois tanques de diesel que fornecem autonomia de 40 horas sem reabastecimento, em casos de falha de energia.

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up