Você tem backup?

Imagem: FreePik

Você já parou para pensar no valor dos seus arquivos? Qual é a importância deles para você?

Não é nada fácil responder essas questões pois, com o passar do tempo,
acumulamos tantos vídeos, imagens, músicas, documentos, e-mails e  mensagens que já nem nos lembramos de todos eles. Geralmente, só quando
o pior acontece e já é tarde demais para recuperar nossos arquivos, é que percebemos o quanto eles são essenciais para nós.

Para evitar perder seus dados é preciso que você mantenha seus dispositivos seguros e adote uma postura preventiva, o que inclui, entre outras coisas, fazer cópias de segurança dos seus arquivos, ou seja, realizar backups.

O backup permite que você:

  • recupere seus arquivos em situações inesperadas, como acidentes e infecção por códigos maliciosos como os ransomwares;
  • recupere versões antigas, como a versão original de um arquivo que você alterou ou de uma imagem que você manipulou;
  • arquive aquilo que você precisa guardar com segurança e que poderá ser muito útil no futuro.

Para fazer backups que garantam a segurança dos seus arquivos e que sejam adequados às suas necessidades, é importante que você conheça as opções existentes e tente responder algumas questões, como:

  • quantas cópias devo fazer?
  • quais arquivos devo copiar?
  • onde os arquivos devem ser copiados?
  • qual opção melhor me atende?

Não existem respostas certas, já que elas dependem dos recursos disponíveis, da quantidade de arquivos e da importância dos dados para cada um.

Acesse aqui o arquivo completo FASCÍCULO DO BACKUP elaborado pela Cert.Br (Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança do Brasil) e entenda como funciona todo o processo de BACKUP.

Fonte: https://nic.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *